Seguidores

sábado, 24 de novembro de 2012

Quando vou ovular

Meninas vamos aprender como ficamos no PERÍODO FÉRTIL?


Antes de mais nada vamos falar sobre o período fértil. Bom, o período fértil das mulheres tem duração de geralmente 3 dias antes do dia da ovulação e até 3 dias depois da ovulação, mais ou menos um total de 7 dias. Mas porque contamos esses dias antes e depois? A resposta é que o óvulo pode sobreviver até 48 horas após a ovulação no organismo e o espermatozóide é mais forte ainda, podendo sobreviver até 72 horas dentro da mulher prontinho pra fecundar o óvulo. Então contamos todos esses dias como período fértil ou seja, período em que a mulher possui as maiores chances de engravidar.

Quando estamos prestes a ovular o corpo demonstra sinais. Os principais são:
- Desconforto ou alguma dorzinha como se fosse uma cólica fraca no abdômen, (algumas até dizem sentir dores nas costas) geralmente percebida do lado do ovário que vai expelir óvulo;
- Presença de um muco na calcinha parecido com uma clara de ovo;
- Ligeiro aumento de sensibilidade nas mamas (dores);
- Ligeiro aumento da temperatura basal (temperatura do corpo aferida quando acabamos de acordar);

Bom, existem as mulheres que possuem ciclos menstruais hiper regulados, e conseguem sentir todos esses sintomas quando está ovulando. Mas se você não é uma dessas mulheres sortudas que o corpo só falta gritar “é agora....vou ovular !!”, fica tranqüila! Existem alguns métodos que se você seguir direitinho conseguirá saber quando vai ovular. Está pronta para aprender?

MÉTODO DO MUCO CERVICAL (Método Billings)
O muco cervical é uma secreção normal da mulher que serve apara ajudar os espermatozóides a chegarem no óvulo. Durante o ciclo menstrual esse muco vai mudando de consistência e por isso conseguimos identificar a ovulação.

Como saber se estou prestes a ovular pelo muco cervica? Fácil! Quando sua menstruação parar, você deve todos os dias observar a secreção que sai da vagina e fica na calcinha (se preferir, pode introduzir a ponta do dedo indicador na vagina pra poder analisar melhor o muco).
Faça uma tabelinha e anote todos os dias.

Durante o ciclo menstrual você passa por diferentes fases, portanto, em cada uma das fases você irá observar mucos diferentes:

Fase pré-ovulatória (período seco, infértil)
Quando termina sua menstruação você vai estar no período seco, de baixa fertilidade. O muco encontrado nessa fase é mínimo, ele é opaco pegajoso, pode ser branco ou amarelinho, não tem odor algum e na calcinha pode ficar durinho e quebradiço. Devido às suas características ele não permite a chegada dos espermatozóides junto do óvulo, impedindo portanto, a fecundação deste. Algumas mulheres nem percebem esse muco.


 

 Fase pré-ovulatória (muco grosso) 
Esse tipo de muco já é a primeira indicação da mudança para o próximo período, o ovulatório. Este muco pode parecer como creme hidratante, ou ser mais consistente como  pedacinhos de gelatina,  ele já é um pouco escorregadio mas não faz fio entre os dedos. Conforme os dias vão passando sua tonalidade vai ficando cada vez mais transparente.


 


 - Fase ovulatória (período fértil - muco clara de ovo)
Quando a ovulação vai se aproximando esse muco que era opaco e grossinho começa a se tornar mais leitoso, a aumentar de quantidade e vai se tornando a cada dia mais líqüido, transparente e escorregadio. Se você pegar com os dedos poderá esticá-lo. Uma dica excelente para você identifica-lo, ele é muito semelhante a clara de ovo, dê uma espiada na clara, depois compare com seu muco. Quando seu muco estiver nesse estágio é porque você está prestes a ovular, e isso acontecerá em até 3 dias. Pegue firme no namoro nesses dias, suas chances de encomendar um baby são ótimas!


 

 

Fase pós-ovulatória (período seco novamente)
Após a ovulação o muco vai diminuindo de quantidade e vai voltando a ser opaco e grossinho ficando assim até a próxima menstruação.

Já cansou ?? Acordaaa aí !!!

MÉTODO DA TEMPERATURA BASAL
Percebo que muitas meninas querem começar a utilizar esse método, porém não entendem ou não tem paciência pra estudar sobre o assunto por achar complicado demais. Pensando nisso, vou tentar explicar de uma maneira básica.

Quando você ovula, a temperatura Basal (temperatura do corpo em repouso) aumenta de 0,3 a 0,4 graus devido a secreção de progesterona, hormonio que só é identificado no organismo após a ovulação. Por isso quem faz o acompanhamento direitinho (verificando e registrando), consegue após alguns ciclos identificar sua ovulação e até perceber se engravidou ou não pois depois de 10 a 16 dias a temperatura começa a baixar para a menstruação chegar, se você engravidou a temperatura mesmo após esses dias vai continuar alta.
Mas agora vem a pergunta, como utilizar a Temperatura Basal? Vamos lá:
- Você deve verificar a temperatura todos os dias , logo que acordar após pelo menos 4 horas de sono, se possível no mesmo horário, antes de se levantar, falar, se movimentar (isso pode alterar a temperatura), assim você registrará a temperatura do corpo em repouso, a chamada temperatura basal;
- A temperatura pode ser verificada pela boca, ou vagina, lembrando que se optar pela boca, deverá colocar o termômetro sempre no mesmo local. Sou mais a favor da via vaginal, pois a temperatura não oscila muito e o gráfico fica mais fácil de analisar. É só introduzir a pontinha do termômetro (sempre limpo ok!!) e aguardar o apitinho se o termômetro for digital ou os minutos se ele for de mercúrio;
- Você deverá anotar a temperatura todos os dias. Assim perceberá o aumento de temperatura no período ovulatório.
- Existem sites que disponibilizam os gráficos de temperatura basal, é só se cadastrar e montar o seu.



7 comentários:

  1. senhor dai-me a benção de ser mãe!!eu acho que estou no caminho certo!! comecei fazer o tratamento no pedro Ernesto,e vou pegar o resultado do exame tipo cariótipo!!deus vai me abençoa!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito em milagre!!e deus vai fazer um milagre em mim!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz tratamento no Pedro Ernesto e entrei na fila para fazer a fertilização, e estou esperando até hoje. Acabei de fazer 45 anos de idade, e sonho em ser MÃE. Creio em DEUS que o milagre aconteça. A minha Benção vai chegar em nome do SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A PAZ DO SENHOR DAY!!!!! VC PODERIA ME AJUDAR ??? TENHO UM CICLO DE 24 DIAS E TODOS OS MESES TENHO SINTOMAS FORTES DA OVULAÇÃO, TENHO 37 ANOS E NÃO TENHO FILHOS E NUNCA TOMEI AC, POREM EU USAVA A TABELINHA,AGORA QERO MUITO TER UM BEBE DESDE NOVEMBRO DE 2013 ESTOU TENTANDO ,AGORA NO MES DE DEZEMBRO OVULEI DUAS VEZES ,SENDO QE A MINHA MESTRUAÇÃO ULTIMA VEIO DIA 15 a 19 DEZEMBRO,POR MEU CICLO SER PEKENO QAL SERA O MEU PERIODO FERTIL???? ESTOU PRATICANDO DIA SIM DIA NÃO ,MAS É UM NEGOCIO DIFICIL VIU,PODE ME DAR UMAS DICAS AMIGA ,DESDE JA AGRADEÇO A AJUDA DEUS TE ABENÇOE E UM ABENÇOADO NATAL PRA TI E SUA FAMILIA

      Excluir
  5. Day sou totalmente desregulada Mês menstruo Mês não tem Meses que menstruo normal e meus dias são muitos Longos 6 ,7 dias tem vezes que sinto sim o muco cervical esse mes Veio Pra mim dia 17 e parou 21 to normal até agora me sentindo sim meia escorregadia Mais tem uma coisa muito estranha que é que não paro de ir ao Banheiro Faço xixi constante mente em muitas quantidades e bem Clarinho amareladinho mais bem Clarinho... Day sou Uma tentante Não quero ainda ter que optar por remédios aquelas coisas odas claro que se for o jeito eu vou sim mais em quanto eu puder tentar por mim mesma eu vou.quero saber umas dicas suas.Bjs

    ResponderExcluir
  6. Tenho micropolisistos e nao consigo engravidar ,ja fiz o trstamento com o ginecologista e ele disse que eles diminuiram bastante .
    Tem como eu engravidar ?

    ResponderExcluir